terça-feira, 26 de agosto de 2008

Vozes da América....

Victor Jara, jovem compositor de música popular, líder da “Nueva Canción”, movimento que pertence à estética da música de protesto.
Capturado dentro da universidade e levado para o estádio de futebol de Santiago que durante os dias de terror foi utilizado como campo de concentração, Jará que não obedeceu à ordem militar de parar de tocar seu violão, teve suas mãos decepadas onde misturou gritos de dor com alguns versos de protesto de sua autoria.
Foi o bastante para que um insano militar calasse o jovem com um tiro em sua cabeça, calando a voz de um grande talento. "Soy un cantor popular... Popular no de popularidad, sino porque pertenezco a la clase trabajadora." - Victor Jara.

CANTO PARA AS MÃOS PARTIDAS DE VICTOR JARA PEDRO TIERRA.

"Quisera chorar teus dedos dilacerados: raízes do meu canto subterrâneo.
Quisera chamar-te “Hermano” como a infância dos rios lava o rosto da terra,mas minha boca sangrava um silêncio de canções amordaçadas.
De tuas mãos se dirá um dia: geravam pássaros de sangue como as primaveras da lua.
Tuas mãos, tristes descendentes das canções araucanas,tuas mãos mortas, casa de canções decepadas,tuas mãos rotas, últimas filhas do vento,guitarras enterradas sem canto,sementes de fuzis, seara de sangue.
Quisera entregar minhas mãos inúteis ao cepo de teus carrascos..."

Soy louca por ti América!

Um comentário:

Anônimo disse...

Hum...
gostei viu
mais tarde ti ligo tah
e ontem q lindo o coringão né
sabadão é nóis...
AMO VC