quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Mulheres que cismam....

Minha Queridissima Amiga, Toda Poderosa Wawa, me indicou a leitura da Leila e eu amei....
Lelila Ferreira, jornalista , que adora contar historias reais sobre manias e loucuras femininas.

"Outro dia ouvi uma história - deliciosa – que traduz uma das questões mais complicadas do relacionamento amoroso: a dependência do outro.
Quem contou foi Pedro Borges, filósofo e professor, durante uma palestra.
Segundo o professor, não tem nada pior do que aquela história de uma pessoa precisar da outra pra viver.
“Eu tenho horror da frase ‘Eu não consigo viver sem você’.
Sai, Satanás!”, ele brincou, e quase deu pra ouvir o barulho da platéia amarrando a carapuça. Pelo menos das mulheres que estavam ali, eu sou capaz de jurar que a maior parte já disse, ou já sentiu, ou pensou, ou escreveu o tal do “não consigo viver sem você”.
O mundo gira, a Lusitana roda, vem feminismo e pós-feminismo e nós, mulheres, continuamos vivendo nossos relacionamentos amorosos com uma intensidade que eles, homens, geralmente estão longe de sentir.
Temos dificuldade em imaginar a vida sem aquele amor.
Aliás, temos dificuldade de nos imaginar sem o ser amado junto de nós.
A idéia de que podemos perdê-lo nos aterroriza. A possibilidade de que ele deixe de nos amar ou se apaixone por outra nos deixa em pânico.
Como viver sem ele, esse homem que eu amo?
É claro que estou generalizando. Existem homens que se sentem assim em relação à mulher amada.
E existem mulheres que não têm essa dependência do homem que amam.
Mas que ela é mais comum entre nós, do sexo feminino, isso ela é – nossa cultura quis assim. O que não quer dizer que a gente não possa mudar esse enredo.
Amar, sim.
Gostar, sim.
Preferir viver com aquela pessoa do nosso lado, sim.
Depender dessa pessoa e se agarrar a ela como se fosse o último bote salva-vidas do Titanic é uma outra história, bem diferente...
E o pior é que a gente sabe disso.
Sabe que amar se agarrando ao outro e precisando dele pra se sentir viva quase sempre põe o outro pra correr.
E, mesmo que ele não corra, nós saímos perdendo.
Amar alguém é ótimo, mas precisar daquela pessoa é viver em estado de medo.
Medo de acabar, medo de perder... que graça que pode ter um amor assim?
Amar com leveza e desapego é a coisa mais difícil do mundo, mas quem consegue diz que a vida fica melhor e muito mais alegre.
Eu acredito.
E um dia chego lá, se Deus quiser."

3 comentários:

Anônimo disse...

Hum...
adorei o texto...poderosissima
wawa...bela indicação...
Pirei no texto pq é verdadeiro
mais vo ti falar...msm que não vai acreditar...comigu não rola essas paradas de tentar se matar e os karaio...sei lá sou desencanada... tds os meus namoros foram intensos e verdadeiros...hj em dia nem quero nada serio com ng... por enquanto to na minha... mais nunca fui dessas que fala ain num vivo sem vc...Deus mi livre...num vivo sem minha mãe meu CORINTHIANS e minhas amigas FATO... Isso sim é importante pra mim...viver a vida bem com pessoas que mi fazem bem... claro que tenho uns rolo aki outros ali normal... mais ficar mi matando brigando arrumando inimizades por causa d macho...comigu num rola msm...até pq NADA NA VIDA É PRA SEMPRE...os amores sempre passam de uma forma ou de outra e ai se vc dexa sua vida de lado pra viver a vida do seu companheiro o q vai ser d vc qd ele passar? NADA...num vai ter ng...pq dexou td pra traz pra viver pra ele...claro td mundo ama e ker ter alguem é normal..mais dexar d viver...é outra pegada... e eu to vacinada faz tempo disso ai.

" idéia de que podemos perdê-lo nos aterroriza. A possibilidade de que ele deixe de nos amar ou se apaixone por outra nos deixa em pânico"

Isso é normal...ele se apaixonar por outra...imagina só...ng é d ng pra sempre...e num adianta sair falando q tem namoro e casamento perfeito q isso num existe...e achar q pq ele(a) falou q nunca traiu e nunca vai trair é MENTIRA..
só gente sem minina experiencia cai nessa...porem...eu tbm posso cair...mais com certeza não vo ser a bobinha da historia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
ai ai...gostei desse texto viu
vo guardar ele aki rs...
e como falei...sem minha amigas eu não sei viver kkkkkkkkkkkkkkkk
FATO...
AMO VC HERMANA...

Mabon disse...

salveeeeeeeeeeeeeeeee

Anônimo disse...

Rs

Belo texto, Mo.. curti.

Enfim, acho que quando uma mulher começa a viver a vida do outro, só pensar nele e tudo por ele, há algo de errado.

Quando amamos uma pessoa, temos que demonstrar afeto, carinho, segurança, cumplicidade, companheirismo, amor e dar principalmente liberdade ao outro, porém tem a dose certa de demonstrarmos o que realmente sentimos a ele. Tudo que é demais, prejudica. Quanto mais uma mulher tenta mandar e proibir o cara, mais ele fará coisas erradas, pq aí sim, ele ficará com vontade de fazer o proíbido. Alias, a liberdade que vc da para o seu homem, ele tem que dar pra vc tb. Se ele joga bola, vc sai com as amigas.. se ele viaja, vc tb viaja com outras pessoas.. se ele tem grana pra gastar com bobeiras, vc tb tem grana para gastar tb.. enfim, viver a vida só dele e nao valorizar a sua, é o pior tipo de burrice existente em uma mulher. Até pq, ele estará bem.. fazendo o q ele quer, se divertindo eqto nós mulheres, ficamos nos lamentando em casa. Na hr que o cara perceber que ele não é "tão importante" (ele é importante, mas nao precisa saber o qnto né? rs) assim e perceber que a mulher já nao vive só pra ele e por ele, com certeza ele dará mais valor a ela, pq assim, o medo muda de lado.. e assim, nós saimos no lucro, pq a relaçao ficará do jeito que sempre quisemos.

Já pensou.. um homem que faz tudo q quer, se a mulher começa a fazer tb?? rs... Direitos iguais certo? Se ele pode, pq ela tb nao pode?? É por aí que penso.. ate pq, o homem quando vê que a mulher "não esta ligando" para ele e com um certo receio que ela pode fazer as mesmas coisas que ele, pode ter certeza... o jogo vira ao nosso favor.

Enfim, as mulheres em si, no geral msm, precisam aprender a viver pra si e nao para o outro. A partir do momento que acontecer isso, nós nao iremos repetir a famosa frase: "os homens são todos iguais" rsrssrrssrsrs...

É isso... o homem tem que viver pra nós e nao ao contrario rs...

Beijo Amor... rs..