A irreverencia, com que esse grande diretor, conduz suas criticas ao "reino do faz de conta do império ianque" em seus documentários é absurdamente inteligente e até msm divertida...
Ele consegue, como mais ninguém o faz, mostrar bem esse lado podre do sistema.
No seu último filme, fala do falido sistema de saúde americano e aqulio que as tvs não mostraram após os 11 de setembro...
"A parte talvez mais polêmica de Sicko refere-se aos heróis do 11 de Setembro, bombeiros e profissionais da saúde que contraíram doenças pulmonares pelo vários dias e semanas que ficaram aspirando pó e fumaça nos destroços do World Trade Center, em busca de sobreviventes.
Nenhum deles consegue ser atendido nos EUA. Moore descobre que, na base de Guatánamo, onde o governo Bush abriga suspeitos de atividades terroristas, os homens da Al-Qaeda dispõem de melhores condições de atendimento que os cidadãos americanos.
Ele freta um barco e tenta levá-los para Guantánamo, que é, afinal, parte do território americano encravada em Cuba. A entrada na base é negada e Moore ruma, então, para Havana, onde os heróis americanos encontram, nos hospitais públicos de Fidel Castro, o atendimento que lhes é negado nos EUA.
Ele está ameaçado de ser preso por isso. Na coletiva, já deu para ver que seus elogios ao modo de vida de canadenses, franceses e ingleses vai render muita polêmica. O elogio ao sistema de saúde cubano, então, nem se fala:
-Cuba pode não ter papel higiênico, mas tem medicamentos quase de graça."
...
NA BANCADA NORTE: A ENSURDECEDORA VOZ DO SILÊNCIO
-
*Por Walter Falceta*
Iniciada a disputa, ouviu-se o silêncio estrondoso do compositor e músico,
risonho amante do samba. Depois, a quietude ruidosa do rap...
Há 10 anos
3 comentários:
Nossa.. essa parte diz tudo: "Cuba pode não ter papel higiênico, mas tem medicamentos quase de graça."
Cuba, no simples e básico, olha para sua população em um quesito fundamental para qualquer povo: saúde. Nao adianta ser uma super potencia como os EUA e nao olhar para o povo em si. Cuba, msm com tantos embargos ecônomicos, com tantas dificuldades que o povo enfrenta por dificuldades impostas pelo msm Estados Unidos, eles ainda conseguem ter a melhor medicina do mundo, se não me engano a menor taxa de analfabetos da américa latina (se não for a menor, está entre as menores, se a minha memória não me engana)... e dão um enorme apoio ao esporte nacional. Alias, o esporte la tira muitas crianças da rua e as transforma em ídolos, fazendo de cuba uma grande potência em determinados modalidades, como voley, boxe e etc.
É aquela velha história: por fora, bela viola (USA) e por dentro, pão bolorento. É uma vergonha um país feito os EUA não cuidar dos "heróis" proclamados por eles msm na época do 11 de setembro. Se eles tratam os "heróis" assim, como fica o resto da população?
Vamos no básico mesmo, pq qquer população só precisa de saúde, já que o resto, corremos atrás, msm com todas as dificuldades impostas pelo sistema em si.
Que isso sirva de lição para o nosso Brasil, que deveria espelhar-se em Cuba, do qual é um país que sofre muiiito mais que o nosso, porém cuida de sua população... ja que o sistema de saúde daqui, é terrível.
Beijos, meu bem.
Eles são exemplo né...
só aqui que não rola esse
tipo de coisa...
Mô mais tarde ti ligo tah
amo vc
A melhor ParteDo Filme Tu num Conta éQuando ele Praga Aqueles Republicano Velho E Conservador e pergunta Se ele é Comunista por Aprovar A Saude Publica
Postar um comentário