segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Doutor Sócrates,




"Doutor Sócrates,

Com a licença de toda a torcida do Corinthians (não sou porta-voz sequer do meu filho), peço, em nome da nação, que fique bom logo. Duvido que algum dos mais de 30 milhões de corinthianos espalhados pelo mundo não tenha rezado para São Jorge pedindo sua pronta recuperação ao saber da notícia de sua internação na sexta-feira. Em casa, acendemos vela para Ogum, demos cachaça ao Santo, oferecemos flores coloridas. Tudo pra você sair logo dessa cama.

Desde sexta-feira, vi corinthiano, palmeirense e são-paulino torcendo pela sua melhora. E aí, eu que andava desiludida com o futebol, com esse processo de exclusão do nosso povo travestido de “modernização”, pensei que ainda há esperança. Que o nosso povo ainda quer mudança e que, sobretudo, a gente precisa de alguém que fale pela gente. E são tão poucos pra falar hoje em dia, Doutor, que a sua recuperação é ainda mais urgente.

Claro que depois de tudo isso você deve é tirar umas boas férias (e eu acho que deve!). Esquecer um pouco de toda essa merda que estão fazendo com o nosso Corinthians, que perfura mesmo o nosso estômago e que nos faz um pouco mais doente a cada dia. Mas enquanto você viver, Doutor, se faz presente a indignação que nos move, que nos arma e que nos empurra pra frente.

Receba minhas palavras como forma de agradecimento ainda com toda a sua vida pela frente – desdizendo o que dizem sobre o nosso povo e a sua mania de homenagear as pessoas só depois que elas já não estão mais aqui para sentirem orgulho de si próprias.

Obrigada pelos títulos do Campeonato Paulista de 82 e 83, por todas as vezes que entrou em campo defendendo a nossa camisa e pelo golaço que foi a Democracia Corinthiana. Obrigada pela inspiração em cada texto, em cada depoimento. Obrigada pela manhã/tarde e todos os 200 chopes que bebemos no Pinguim do Santa Úrsula, quando te liguei humildemente para falar sobre o meu trabalho de conclusão de curso da universidade e você, prontamente, me recebeu. Você nem sabe o quanto foi importante ouvir tudo o que eu ouvi. Foi a minha melhor ressaca.

Que São Jorge te proteja e te ajude a sair daí logo para cuidar da sua família, dos seus filhos.

Muito Axé.

Leonor"

Leonor Macedo é jornalista e corinthiana de primeira grandeza.

Nenhum comentário: