"Antes de tudo, é sempre bom lembrar: sou totalmente contrário à realização da Copa 2014 no Brasil. Aqueles que me acompanham já estão cansados de saber os motivos e eles podem ser conferidos aqui, aqui e aqui. Dito isso, passemos à pauta do dia.
Estava aguardando a divulgação da cidade-sede das Olimpíadas de 2016 para dar alguns pitacos. Em primeiro lugar, falemos sobre a postura governamental que tomou conta (literalmente) do país a partir de 2003. Ao ascender à presidência aquele pernambucano operário que a elite adora odiar, foi-se embora a síndrome de vira-lata do nosso povo. E quando digo povo, é povo na sua forma mais representativa. O sujeito que trabalha todo dia e faz mágica para colocar comida em casa, o aposentado que pegou no batente a vida inteira e ainda se vê na dureza, o favelado, o marginalizado. Povo, enfim.
Há a esperança em cada brasileiro - aquela que venceu o medo - e esse espírito talvez tenha sido decisivo para que o Rio de Janeiro fosse escolhido. Trata-se de um trabalho de recuperação moral e estrutural encabeçado pelo governo Lula e, nos esportes, especificamente, pelo PCdoB. Mais ainda, é o fruto do suor da nossa juventude socialista, aquela que jornal e revista adora chamar de incompetente e "chapa-branca". Enquanto a imprensa golpista se preocupava com tapioca, Orlando Silva, o ministro, mostrou extrema competência nas costuras e no projeto entregue ao COI.
O Brasil, mesmo com um monte de problemas ainda pendentes em todos os níveis, deixa para trás aquele injusto posto de coadjuvante e agora briga (e ganha) entre os grandes. Nada que um Estado forte não consiga, é sempre bom ressaltar, e isentar Lula da "culpa" pela papel de protagonista mundial é fanfarronice. Alerto, ainda, para que a gente não caía nesse papo furado de que haverá lavagem de dinheiro, corrupção, roubo e o escambau. Nas obras do Metrô paulistano, por exemplo, o roubo tucano é explícito, mas alguém aí é contra a construção?
Conjuntura política à parte, não haveria melhor lugar que o Rio. O Rio, não canso de repetir, é covardia! Lamentável apenas ter lido um monte de comentários preconceituosos saídos da boca de paulistanos recalcados. Bobagens que só podem ser ditas por quem adora ficar sentindo a fedentina do rio Tietê durante os congestionamentos na Marginal...
Por fim, a parte esportiva. Todo mundo sabe que esporte mesmo é futebol e o resto é educação física. Ou melhor, futebol é guerra. Portanto, todo apoio aos investimentos nas modalidades esportivas que servirão, melhor de tudo, para promover uma maior inclusão social.
Parabéns Rio! Parabéns Brasil! Que fase, hein Lula? Petróleo, "the man", Olimpíadas..."
texto de Claudio Yida, do blogue Chuta que é Macumba.
Grande CORINTHIANO Lula!
VAI CORINTHIANS!!!
NA BANCADA NORTE: A ENSURDECEDORA VOZ DO SILÊNCIO
-
*Por Walter Falceta*
Iniciada a disputa, ouviu-se o silêncio estrondoso do compositor e músico,
risonho amante do samba. Depois, a quietude ruidosa do rap...
Há 10 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário