
De acordo com a lenda, Jorge teria nascido na antiga Capadócia, região que atualmente pertence à Turquia, Jorge ainda criança,mudou-se para a Palestina com sua mãe após seu pai morrer em batalha.
Cresceu e logo foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e habilidade - qualidades que levaram o Imperador a lhe conferir o título de conde da Capadócia.
Com a idade de 23 anos passou a residir na corte imperial em Roma, exercendo a função de Tribuno Militar.
O imperador Diocleciano tinha planos de matar todos os cristãos e no dia marcado para o senado confirmar o decreto imperial, Jorge levantou-se no meio da reunião declarando-se espantado com aquela decisão, e afirmou que os os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses.
Todos ficaram atônitos ao ouvirem estas palavras de um membro da suprema corte romana, defendendo com grande ousadia a fé em Jesus Cristo .
Indagado por um cônsul sobre a origem dessa ousadia, Jorge prontamente respondeu-lhe que era por causa da Verdade.
O tal cônsul, não satisfeito, quis saber: "O que é a Verdade?".
Jorge respondeu-lhe: "A Verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis, e eu sou servo de meu redentor Jesus Cristo, e Nele confiado me pus no meio de vós para dar testemunho da Verdade.
"Como São Jorge mantinha-se fiel ao Cristianismo, o Imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos.São Joge e a Lua...O dragão (o demônio) simbolizaria a idolatria destruída com as armas da Fé.
Já a donzela que o santo defendeu, representaria a província da qual ele extirpou as heresias.
A relação entre o santo e a lua viria de uma lenda antiga que acabou virando crença para muitos.
Diz a tradição que as manchas apresentadas pela lua representam o milagroso santo e sua espada pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda.
São Jorge e o Corinthians...São Jorge é tido como o padroeiro do Corinthians.
Acredita-se que sua história de devoção e fidelidade à Verdade cristã até o fim de seu martírio seja a origem do termo Fiel, popular entre os torcedores e presente em várias agremiações corintianas.
Na Umbanda é conhecido como OGÚM.SARAVÁ
OGUM MEU SÃO JORGE GUERREIRO
PROTEGEI E ILUMINAÍ
SEMPRE O NOSSO CORINTHIANS!
ASSIM É...GRAÇAS À DEUS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário